segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

IRS em 2012

Recebi esta mensagem via e-mail e acho importante partilhar convosco;


  

Atenção, importante!!!
 O Orçamento do Estado para 2011 vem introduzir alterações significativas em matéria fiscal e no caso dos documentos de despesas com saúde, educação, formação, com lares, etc., vem acrescentar o nº 6 ao Artº 78º do CIRS, cuja alínea b) tem a seguinte redacção, relativa às condições para serem aceites deduções à colecta:


 b) Mediante a identificação, em factura emitida nos termos legais, do sujeito passivo ou do membro do agregado a que se reportem, nos caso em que envolvam despesa.

partir de 1 de Janeiro de 2011  tem de pedir as facturas ou recibos para os tipos de despesas atrás mencionadas em nome e com o numero de contribuinte da pessoa que faz a despesa ou utiliza o serviço, quer seja o sujeito passivo ou membro do agregado familiar,(descendentes ou ascendentes).

Assim, quem tem filhos, mesmo os recém nascidos, deverá de imediato requerer o seu numero de contribuinte para que possa deduzir as despesas com ele incorridas, já que as facturas tem de vir em seu nome e com o respectivo NIF. Na declaração de rendimentos anual é também obrigatório o NIF de cada membro do agregado.

 Rematando, não podemos continuar a ter facturas de farmácias, médicos, educação, etc., com o nome do destinatário e o NIF em branco, para posterior colocação destes dados. Tem que fazer parte do preenchimento correcto da factura ou recibo pela entidade que os emite, até porque serão objecto de controlo cruzado pelos serviços de fiscalização da DGCI.
Como já estamos quase no final de Janeiro, e não sendo um tema que seja muito publicitado, e perceptível pela maioria das pessoas, é muito importante que passemos a mensagem para evitar situações desagradáveis quando os contribuintes se defrontarem com os problemas na altura da apresentação da declaração de rendimentos em Março de 2012.

Mexilhões com molho picante

Ao sábado geralmente faço sempre um petisco.

Estes mexilhões na Bimby, faço imensas vezes, pois para além de ser uma receita de que gostamos muito é também muito económica, pois os mexilhões são baratissimos.




Reservo alguns mexilhões e depois cubro com o molho os restantes. Como sobra sempre imenso molho, e como cá por casa, nada se perde tudo se transforma, este molho transforma-se num delicioso creme de marisco.



Acrescento 2 ou 3 batatas, um pouco de água, 20m, temp.100, velocidade 1. Depois de terminado o tempo, reduzo a puré, 20seg., vel. 6.


Junto os mexilhões que reservei e Voilá!



E é assim que completamos a nossa refeição.

Menú Semanal

Para a semana que hoje começa, temos;

Sopas: Creme de marisco e Sopa de grão com espinafres.

2ª Feira: Empadão de carne com salada de alface.
3ª Feira: Lombinhos de Salmão com alho francês em papelotes com arroz branco e salada de alface.
4ª Feira: Carne de porco frita com bata cozida e legumes salteados
5ª Feira: Arroz de peixe.
6ª Feira: Rendom (o que for ficando das refeições semanais). Não gosto da palavra "sobras"

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Promoção, nem sempre é = a Poupança


Com a chegada de mais um fim-de-semana, lá tenho eu que ir às compras, como este é o fim-de-semana do fim do mês, a lista está maior do que nas outras semanas.

Todos sabemos que as idas aos Hipermercados, são uma verdadeira tentação!

Eu, para além daquelas coisas de que todos falamos como, levar a lista das compras feitas, não ir com fome, (por acaso comigo acontece imensas vezes, pois as compras semanais geralmente são feitas às 6ª feira quando saiu do trabalho, mas sou muito controladinha…) eu tenho outras normas pelas quais tento sempre reger-me, como por exemplo:

- Não levo o meu filho comigo, só se não tiver alternativa, acabam sempre por pedinchar qualquer coisa.

- Vou sempre pelo corredor central, para não ter que passear pelos corredores que não me interessam.
Mas neste caso temos que ter alguma auto – disciplina, pois geralmente é nos topos dos corredores laterais que dão para os centrais que estão as promoções.
Aqui é que está a questão, Promoção, nem sempre é = a Poupança, a promoção é relativa aquela marca especifica, o que significa que está mais barata do que costuma, mas se procurar-mos o mesmo produto de outra marca, conseguimos quase sempre encontrar um mais barato do que aquele que está em promoção.

- Compro muitos produtos de marca branca, mas mesmo assim, tenho sempre o cuidado de comparar os preços e quantidades das marcas brancas com outras marcas, pois por vezes as diferenças de preços devem-se às quantidades, o que faz com que por vezes a compra de produtos brancos acabe por ficar mais cara, mas caso contrário, a opção é a marca branca.

- O Jumbo por exemplo, tem uma zona a que eles dão o nome de SELF, onde estão produtos mais baratos, aqui compensa comprar por exemplo; papel de cozinha, papel higiénico, guardanapos de papel…

- Tenho sempre em atenção as datas de validade, compro a mais alargada possível, para ter tempo de consumir o produto enquanto válido.
Por outro lado, existem hiper mercados, que quando se aproxima o fim da validade, os produtos são vendidos por cerca de menos 50% o que é sempre bom para as nossas carteiras.

Para quem não sabe, os produtos podem ser consumidos até 1 mês depois das datas de validade, a não ser que apresentem indícios de estarem estragados. A sua venda é que só podem ser ser feita até à data indicada. Por isso, se encontrarem produtos com o desconto acima indicado e que a validade termine dentro de 2 ou 3 dias, podem comprar sem receios.



Neste caso, a validade acabava 2 dias depois da compra, como não consumi logo, congelei e assim dura até ser consumido (já este fim de semana).

Outra das coisas que faço, que por vezes me faz parecer uma maluquinha é, fazer as minhas compras em locais diferentes, perco mais tempo, mas poupo alguns eurinhos.


E vocês, têm dicas que possam ajudar a economia lá de casa?

E os bolinhos de Domingo...

...Chegaram para toda a semana.


Areias
(livro base da Bimby)


300gr de farinha
100gr de açúcar
200gr de manteiga sem sal (usei c/sal)
1 patada de sal (não coloquei)
açúcar para envolver
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo e programar 30 seg., vel. 6.
Fazer pequenas bolinhas, colocar no tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno pré aquecido a 180 graus durante 10m.
Quando terminado o tempo, retire e envolva em açúcar.


No domingo, vamos fazer estes.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Há coisas às quais eu não resisto!

O meu filho mais velho, fez 6 anos em Outubro é uma criança muito doce, muito meigo, muito sensível, digo muito vezes que se ele não mudar, sorte da mulher por quem ele se apaixonar. Tão pequeno e já é muito romântico.

Muitas vezes nos diz coisas que me deixam com a lágrima no olho.


Ontem, quando se apanhou sozinho na sala, foi ao computador e fez questão de nos mimar;







Quem é que resiste?

Um cantinho da minha casa

Gosto deste cantinho lá de casa.
As flores são artificias, mas muito bonitas.



 Adoro o meu Duende, veio da Africa do Sul e é o amuleto da felicidade.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gosto de...

Fazer refeições ar livre!


Foto retirada da net.

Aproveitar restos de Lápis de Cera

Quase todos os fins-de-semana dou a volta ao estojo do JP. A quantidade de bocadinhos de lápis de cera que retiro para uma latinha é impressionante, talvez uma vez por mês tenha que repor algumas cores dos lápis de cera.

Descobri aqui o que fazer com esses restos, utilizando apenas uma forma de silicone.

Preencher os espaços da forma com os restos dos lápis de cera, levar ao forno pré aquecido durante cerca de 15 a 20 minuto. Quando estiver bem derretido, retirar a forma do forno e deixar arrefecer.


Depois é só desenformar.


Os miúdos agradecem e nós poupamos uns trocos...

Procura-se

Ontem, assim que entrei em casa, carregada com o Gonçalito ao colo, a minha mala, a mochila dele e ainda um saco de fruta, grita o João Pedro de dentro da banheira;
Ó mãeeeeeeeeeeeeeeeeee!


Já vou filho! - Respondi.
Mas enquanto pus o Gonçalito no chão e pousei os sacos e malas, o João Pedro não se calou:
Ó mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!


Finalmente lá fui eu ter com  ele e diz-me: Mãe, caiu-me o dente!
Eu toda contente pois ia guardar o dentinho para mais tarde recordar, perguntei: - Onde está filho?


- Não sei. Respondeu ele.
- Eu não dei por ele cair! Se calhar engoli!!!


Nem queria acreditar, como é que se engole um dente e não se dá por isso???


Resumindo, eu fiquei sem o dente para mais tarde recordar e o JP sem uma moeda trazida pela Fada dos Dentes.


Se alguém vir por aí um Dente perdido, pode ser o dele.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nozes de Saponária

Conhecem?

Eu tomei conhecimento
aqui, depois pesquisei pela Internet e concluí que:


Para além de serem um produto 100% natural, é também uma forma de poupança quando toca a comprar os detergentes lá para casa, ora vejamos;



Para lavar roupa: Em vez de usar o detergente habitual, colocam-se cerca de 20g de nozes (cada 100gr custa cerca de 1,80€) num saquinho de algodão ou dentro de uma meia ou peúga e coloca-se no tambor da máquina junto com a roupa (não necessita usar amaciador).
Poupa também no Amaciador.



Para lavar loiça na máquina: Para lavar a loiça na máquina procede-se do mesmo modo que para a roupa e usando a mesma quantidade. Depois basta colocar o saquinho com as nozes no cesto dos talheres (não necessita de abrilhantador).
Poupa também no Abrilhantador.



Muito Interessante: As mesmas nozes podem ser usadas em cerca de 4 lavagens.
Que poupança.
Ainda pode ser utilizado como: champô (tem propriedades anti-caspa), champô para animais (deixa o pêlo macio e liberta os parasitas), detergente lava-tudo (devido às propriedades bactericidas e fungicida da saponina), limpa-vidros, líquido para lavar a louça manualmente, detergente para o automóvel, sabonete líquido, repelente de parasitas, vermes e insectos das plantas e limpa jóias.
Poupa em espaço, dinheiro e no desperdicio de embalagens.
Para isso, basta fazer o seguinte preparado; Leve uma panela com um litro de água a ferver. Quando a água levantar fervura junte 50g de nozes de saponária. Deixe ferver mais 2 minutos e desligue. Assim que arrefecer a mistura, coe para um frasco.
Eu ainda não experimentei, mas já as comprei e logo, logo vou experimentar.
Depois digo o que achei.
Beijinhos.
Toda a informação apresentada foi retirada daqui:http://naturaloe.blogs.sapo.pt/30022.html

Estou decidida!

Olá,

Estou decidida!
Para além do meu outro blogue http://koisasgirasmjf.blogspot.com/, senti a necessidade de partilhar algo mais de mim, da minha vida e dos meus pensamentos.

Neste blogue, falarei da minha casa, de decoração, de gestão e organização caseira, de utilidades e futilidades.

Ou seja, é um blogue para mostrar o meu eu.

Beijinhos,